06 janeiro 2012

Lasanha de tomate assado, ricota e parmesão

Nunca pensei que um dia iria dizer isso, mas confesso que estou gostando de cozinhar. :) Não sei dizer o motivo exato e não, nada disso tem alguma coisa com assuntos matrimoniais, risos.

Fiz algumas receitas (doces e salgados) que não sei por qual motivo não postei aqui no Chá para Dois... Mas hoje postarei essa receita, que selecionei no começo da semana e adianto: Foi muito bem recebida pelos enjoados da casa. *comemora* Então prepare papel e caneta, abra o Word ou apenas ligue a impressora. :D


Ingredientes
4 kg de tomates maduros, cortados ao meio e sem sementes. Achei essa quantidade um absurdo e só usei um pouco mais de 2 kg.
4 dentes de alho picados. Use o espremedor de alho.
4 colheres de sopa de azeite de oliva.
2 colheres de sopa de açúcar.
1 colher de café de orégano.
1 colher de café de tomilho. Eu não usei.
1 colher de sopa de sal.
3 xícaras de chá de ricota amassada. Aqui usei um pacotinho de ricota, cortei em cubos para facilitar e amassei, depois misturei com ricota em creme. Mas pode ser só ricota amassada, fica mais fácil de espalhar.
1 xícara de chá de parmesão ralado.
½ da embalagem de massa para lasanha.

Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos
Rendimento 8 porções generosas.

Modo de preparo
Tempere o tomate com alho, azeite, açúcar, orégano, tomilho e sal (eu coloquei os temperos dentro de um potinho e mexi e depois eu passei um pouquinho em cada tomate). Distribua em 2 assadeiras grandes e asse em forno médio, pré aquecido, por 45 minutos ou até que os tomates murchem bastante.
Quando faltar uns 10 minutos para os tomates ficarem prontos, coloque a massa de lasanha para cozinhar, conforme instruções da embalagem :D
Retire os tomates do forno, espere amornar (coloquei as assadeiras em frente do ventilador para acelerar o processo) e pique. Corrija o tempero, se necessário, e reserve. (Eu adicionei mais sal na montagem)

Montagem
Em um refratário médio espalhe uma camada de pasta de tomate, uma de massa, espalhe a ricota e salpique um pouco do parmesão ralado (eu coloquei por cima de duas camadas de tomate um pouco de sal, esparramando suavemente). Repita o procedimento até acabarem os ingredientes os ingredientes, finalizando com a pasta de tomates e o parmesão.
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 30 minutos.
E fim! 



Ficou muito mais gostoso do que bonito. ^^

Aqui foi acompanhado com arroz, salada de vagem com cebola, alface americano e feijão. Ficou diferente de tudo que já comi, o gosto ficou suave, na medida... Mesmo repetindo não ficou enjoativo e apesar de parecer trabalhoso, não foi um bicho de 7 cabeças fazer, achei bem fácil para falar a verdade. ^^
E aí aprovado? Gostaria de saber se você gostaria de ver mais receitas desse tipo aqui no Chá para Dois.
Postado por Duda - @cha_para_dois às 18:57

9 comentários:

Ana Elisa disse...

Achei a receita tão diferente... eu adoro a combinação tomate + queijo. Fiquei com muita vontade de fazer!
Receitas fáceis são sempre bem vindas :)

Izabelle Costa disse...

É quase uma receita de tomate seco. Deve ser delicioso. E, claro, já coloquei no meu caderninho!
Se quero ver mais receitas aqui?
Quero SIM
Bjs

Unknown disse...

Nossa, adorei a receita! Verei se me animo aqui! :D
Deve ser uma delííícia!!! :9
Adorara ver mais receitas por aqui sim!!

Beijo!

dri disse...

Hummm ela ficou com uma cara ótima !!!
:)
Coloca outras receitas sim ...
Principalmente as de fácil preparo !!!
bjs ....

Menina Rosa Store disse...

Huuuum...deve ter ficado muito bom!
Pena q estou de regime...rs
Mas, vou fazer qualquer dia...
Bjinhu!!!
:D

Si disse...

Você está gostando de cozinhar e pelo jeito cozinhando cada vez melhor. Minha irmã comprou um livro de receitas, acho que é Cozinha Popular da D. Benta, acho que vc tb iria curtir, pois como minha irmã vc gosta de testar pratos diferentes.
Me deu até fome ^^
Beijos e carinhos, fica com Deus!

Rafaella Atanazio disse...

Ainnn judiou de mim agora! To com fome e vejo essa delicia! Hummmmmmmmmmmmm

Naty Young disse...

Oi, Dudinha.
Tudo bem?

Ainnn, que linda a lasanha. Hummmm, faz tempos que não como. Quem sabe um dia vou fazê-la.

Então, vamos ver como me saio nas aulas praticas. Estou com um pouco de medo e tals. Deixei pra fazer muito tarde, né?

Tu saiu temporariamente do clube?

Beijinhosss

Giuliana disse...

Fui feliz mostrar a receita pro namorado, dizendo que ia fazer pra nós dois... e ele me desanimou. Disse que não gosta de tomate quente! Vê se eu posso com essa frescura?
Farei e comerei sozinha, afinal, ver uma delícia dessa e não experimentar é pecado dos grandes! :(

Postar um comentário